A Polícia Civil investiga o caso de um bebê de aproximadamente cinco meses que teve a morte confirmada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa, na tarde desta terça-feira (9). A suspeita é de negligência e abandono de incapaz.
Segundo uma fonte ligada à unidade de saúde, a mãe do bebê relatou à equipe que amamentou a criança por volta das 10h da manhã. Depois disso, a criança foi deixada sozinha por quase duas horas. Quando os responsáveis foram checar a situação, a criança estava desacordada.
A tia da criança levou a família de Feixo, na zona rural da Lapa, até a praça de pedágio da BR-476. De lá, uma equipe da concessionária Caminhos do Paraná levou pai, mãe e bebê até a UPA da Lapa. A vítima já não apresentava sinais vitais.
Por meio de nota, a concessionária confirmou que o bebê chegou à praça de pedágio às 11h53. Na base de atendimento ao usuário, a equipe de socorristas não encontrou sinais vitais. Os procedimentos de reanimação foram realizados ao mesmo tempo em que a ambulância se deslocava à UPA.
O bebê chegou na Unidade às 12h05, mas a reanimação não foi possível. A morte foi confirmada por suspeita de broncoaspiração. Os exames preliminares apontaram para a presença de leite nas vias aéreas.
Caso de polícia
Identificada a morte, a Polícia Civil foi acionada para assumir o caso. O Instituto Médico-Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo.
Nesta terça-feira, o delegado da Lapa está na cidade de São Mateus do Sul para participar de um curso da polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. Um Boletim de Ocorrência (BO) será aberto com base nas informações do Conselho e dos resultados do exame de necropsia.