Com a saída dos profissionais cubanos do programa, muitas cidades terão que aguardar a substituição dos médicos para que o atendimento volte à normalidade. Confira como fica a situação na região.
Após o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmar querer modificar os termos e condições do programa Mais Médicos, em relação aos profissionais cubanos, o governo do país declarou a saída do programa. Com isso, mais de 8 mil médicos deixarão o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o governo brasileiro realiza a seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital ainda no mês de novembro, e o envio aos municípios imediatamente após a seleção.
LAPA
Em muitos municípios a notícia da saída dos médicos cubanos do programa causou preocupação. Mas, na Lapa, a população pode ficar tranquila, pois não há nenhum cubano atuando no município pelo programa. Ao todo, quatro profissionais atendem a população pelo Mais Médicos na cidade, sendo três brasileiros e um estrangeiro, de origem portuguesa.
Eles atendem o Programa Saúde da Família nos seguintes locais: Posto de Saúde da Cohapar (Dr. Miguel); Posto de Saúde de São Bento (Dra. Helen); Posto de Saúde do Mato Preto (Dr. Márcio); e Posto de Saúde de Água Azul (Dra. Jaqueline).
No quadro médico do município há profissionais estrangeiros atendendo a população (não havendo nenhum médico cubano entre eles), que são contratados pela modalidade credenciamento. Todos em conformidade com as exigências do Conselho Regional de Medicina. O atendimento à população não será afetado, portanto.
CONTENDA
Em Contenda há três vagas no Programa Mais Médicos. Destas, uma é ocupada por médico brasileiro e as outras duas estavam sendo ocupadas por cubanos. No entanto, uma das profissionais cubanas já havia saído dos quadros do município há cerca de um mês, por ter pedido transferência para o nordeste do Brasil. O outro médico cubano que até então atendia os contendenses está gozando férias e não retornará mais ao país.
O município está aguardando determinações do Ministério da Saúde a respeito da substituição destes profissionais. O que se sabe é que, durante todo o tempo em que os dois médicos cubanos atuaram em Contenda, os pacientes sempre receberam atendimento de qualidade.